quarta-feira, 29 de junho de 2016

Técnica do Novelo - Surrealismo

Linhas (pastel a óleo)

Caminhos (pastel a seco)


Nota Técnica:
A técnica do novel é uma vertente do Surrealismo, movimento que surgiu no princípio dos anos 20, liderado pelo poeta André Bretón, em decorrência do dadaísmo, e que tinha como objetivo permitir a expressão exteriorizada, quer linguística, quer plástica, da espontaneidade depurada da ordem racional ou moral.

Material utilizado:
Folha A4 de papel cavalinho
lápis de carvão
pastel à óleo
pastel a seco

Técnica utilizada:
sobre o papel imaginou-se o cair de um fio de novel e seguiu-se o trajeto imaginado com o lápis carvão. De seguida acompanhou-se o traço com o pastel a óleo e a seco, cada um numa atividade distinta. O lápis pastel foi esbatido sobre a superfície, ganhando leveza e cor.

Comportamento dos materiais:
o pastel a óleo apresentou um maior grau de dificuldade no manuseio, necessitando de maior pressão no processo de esbatimento, enquanto que o pastel a seco desliza melhor sobre a superfície, porém solta pó e para evitar que se deteriore com maior rapidez é necessário finalizar com um fixador.

Condicionantes:
a técnica deve ser aplicada mesmo com os dedos nus e acaba por sujar imenso as mãos e unhas. O pastel seco, em particular, deita pó da tinta que espalha-se por toda a superfície de trabalho, requerendo assim maior cuidado para que não se suje a própria atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário