quarta-feira, 29 de junho de 2016




Algures no Jardim (dripping respingado)


Flores singelas (dripping com vela)




Nota Técnica:

Dentro do expressionismo abstrato, movimento de arte contemporânea, aparece o "action painting", uma técnica de pintura que surgiu no século XX e que não tenciona expressar a forma ou um padrão simples, mas sensações como energia, movimento ou velocidade.
Dentro deste tipo de pintura abstrata está o "dripping", criado por Jackson Pollock, que está relacionado com a pintura da ação, sendo que o material é espalhado sobre a superfície utilizando-se de utensílios.

Materiais utilizados:

Folha A4 de papel cavalinho
Guaches
Lápis de cera
Escova de dentes
Vela de parafina
Isqueiro

Técnica utilizada:
O efeito salpicado foi conseguido através da disposição da guache nas cerdas da escova de dentes e espargida passando-se o dedo sobre as cerdas em direção ao papel.
No segundo desenho foi utilizado o lápis de cera derretendo-se o mesmo na chama da vela e respingando-se sobre a folha de papel.

Comportamento dos materiais:
Tanto a guache quanto o lápis de cera são de fácil manuseio e, considerando que se pretendo um efeito naturalmente conseguido, não há grande preocupação estética com a desenvoltura dos materiais.

Condicionantes:
Há que ter atenção quanto ao guache, uma vez que os salpicos tendem a recair não só sobre a superfície desejada mas em várias direções. No que respeita ao lápis de cera, carece atenção para que não haja incidentes com a chama da vela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário