quarta-feira, 29 de junho de 2016

Eu, por mim mesma - Técnica do Pontilhismo


Nota Técnica:

Muitos pesquisadores e historiadores entendem que esse foi um movimento artístico que iniciou por volta do século XX com as tendências do impressionismo.
O pontilhismo teve o seu surgimento na França por volta de 1880 com as obras de dois grandes artistas do impressionismo: George Seurat e Paul Signac.
O pontilhismo é uma técnica de pintura que utiliza pontos para dar um toque de realidade e de justaposição, ocasionando aos olhos de quem vê uma mistura de imagens e cores. No pontilhismo, as cores exercem um papel fundamental, pois as cores realçam a obra construindo novas impressões e tons.
Podemos ainda dizer que o pontilhismo é uma técnica que consiste na pintura com a utilização de pontos coloridos bem próximos uns dos outros, sem deixar espaços brancos provocando em que visualiza uma visão ótica. Essa técnica consiste em minúsculos pontos organizados, ou seja, feitos bem juntos e sobrepostos dando ao observador a impressão de um todo.

Materiais utilizados:

folha A4 de acetato
caneta Lumocolor - Permanen maker
fotografia ampliada

Descrição técnica:
O trabalho foi realizado utilizando como base a fotografia ampliada, sobre a qual dispus a folha de acetato, distribuindo os pontos consoante as nuances da imagem de base.

Comportamento dos materiais:
Na execução do trabalho verifica-se que, tanto a caneta quanto a folha de acetato são de fácil manuseio, requerendo atenção na disposição dos pontos, em especial no que respeita a luz e sombra para revelação da imagem.

Condicionantes:
Por ser escorregadia devido ao material, a folha de acetato deverá ser mantida fixa sobre a imagem para que assegure a figura original.



Nenhum comentário:

Postar um comentário